QUERO TRABALHAR COM QUADRINHOS, POR ONDE COMEÇO?

Blog, dicas por Kinoene Arts #comics #Quadrinhos

Para se trabalhar com quadrinhos existem muitos começos, variam vertentes e estilos de quadrinhos ao redor do mundo, mas sempre temos uma constante, a necessidade de contar uma história, porque o quadrinho nada mais é do que uma história contada por textos e imagens. No Brasil a publicação de quadrinhos começou em 1869, com As Aventuras de Nhô Quim, por Angelo Agostini; nos Estados Unidos tivemos em 1895, Yellow Kid, de Richard Outcaut, mas foi a partir dos anos 30 que o quadrinho começou a assumir a forma que ele apresenta hoje. Com títulos como MAD, Mickey Mouse e muitos outros, o formato de mídia através de imagens e textos divertidos tomou forma.

hq2

Ok, mas como eu faço para aprender a desenhar um quadrinho? Geralmente desenhar um quadrinho exige algumas técnicas e etapas para ser executado: Roteiro, Arte e Edição. Um quadrinista independente geralmente faz todas essas etapas sozinho ou com ajuda de poucas pessoas. Já os estúdios contam com equipes que são separadas de acordo com: Roteirista, Desenhista, Colorista, Editor, Letrista e Arte-finalista.

Mas tudo começa pela boa história e a execução de um bom entendimento de formas e figuras para transformar a ideia em algo mágico. Não é somente de clássicos que se vive de quadrinhos, o mercado atual das graphic novels, e quadrinhos independentes, webcomics e autorais estão em alta, conquistando inúmeros públicos e mercados. Atualmente na CCXP existem muitos artistas expondo seus quadrinhos, histórias e experiências nas mesas do Artist’s Alley, gerando possíveis parcerias e grande visibilidade. Como é o caso das novas produções da Mauricio de Souza, os novos quadrinhos como: Mônica geração 12, e graphic novels comemorativas feitas por outros artistas. Como Turma da Mônica: Laços, Astronauta, e outros tem ganhado notoriedade dentro e fora do país. Web comics como os da Bianca Pinheiro Cristaldi da Silva, geram prêmios e visibilidade, expondo sua arte através da internet. E por mais, temos “o paulistano” Felipe Castilho: escritor, roteirista, professor e autor da trilogia O Legado Folclórico, sobre fantasias e lendas do imaginário cultural brasileiro. Castilho estreou nos quadrinhos com a HQ Imagine Zumbis na Copa (2014), em parceria com o ilustrador Tainan Rocha. No ano passado, Castilho e Tainan se juntaram ao, também ilustrador, Wagner Willian (sim, o mesmo de Bulldogma) para lançar o visceral Savana de Pedra(2016).

web_blog_comic

Comece sua carreia no meio da arte! Faça uma aula de Desenho Básico e aprenda a desenhar do zero!


May 18, 2020

QUER TIRAR SUAS DÚVIDAS?

CLIQUE AQUI